Unidade de Saúde da Família

Mesmo antes de ocupar o atual terreno, a IAKAP já oferecia o primeiro ambulatório médico gratuito aos moradores do bairro Jardim Presidente Dutra em imóvel cedido por sócia fundadora.  A assistência médica era prestada pelo saudoso Dr. Walter Castro de Oliveira e organizada pela Sra. Maria de Lourdes Carrano Soares, também sócia fundadora.

À medida que o município foi inaugurando serviços de saúde, a Instituição foi adaptando o ambulatório, que na década de 90 funcionou como ambulatório de homeopatia (sempre gratuito, com medicamentos doados pela farmácia HN-Cristiano de São Paulo).

Em 2003, em convênio com a Secretaria de Saúde de Guarulhos, a IAKAP implantou a primeira Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Presidente Dutra, atendendo a aproximadamente nove mil moradores da comunidade da Rua Maria Paula Motta e transversais.  A USF foi batizada de Walter Castro de Oliveira, mas é conhecida como USF Allan Kardec (inclusive o ponto de ônibus em frente)…

 

Nas última décadas a Estratégia da Saúde da Família consolidou-se como o principal programa de atenção básica em saúde pública. Na IAKAP, funcionam duas equipes médicas e uma equipe de saúde bucal. Com a mudança da legislação municipal, o gerenciamento da USF passou para a Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, mas continua funcionando na Instituição em benefício da comunidade.