« Voltar   
Apresentação do Núcleo Jesuíno

 

As atividades referentes ao estudo, divulgação e prática da Doutrina Espírita na IAKAP são executadas pelo Núcleo Jesuíno, grupo de colaboradores voluntários, coordenado pelo Vice-Presidente da Instituição e subordinado à Diretoria.

As primeiras reuniões espíritas do grupo remontam ao ano de 1928, realizadas na  residência do casal Elvira e Adolpho Soares, na Rua Hípia, Mooca, São Paulo.  Em uma época em que não havia saúde pública, D. Elvira, inspirada pelo Espírito Bezerra de Menezes, prescrevia medicamentos homeopáticos que eram cuidadosamente preparados pelo Sr. Adolfo, inclusive para o tratamento de um dos filhos do casal, Vamiré Soares. As reuniões marcaram o jovem Vamiré que, anos mais tarde, já casado, deu continuidade ao trabalho doutrinário com o apoio de sua esposa,  Maria de Lourdes Carrano Soares, na casa do casal, na R. Virgílio de Freitas, também no bairro da Mooca.

Vamiré desenvolveu-se como médium psicofônico inconsciente, pelo qual se manifestava o Espírito Jesuíno, apelidado de "Nego Velho", forma escolhida para sua manifestação, em homenagem à sua última encarnação com escravo na cidade paulista de Ribeirão Preto. Nego Velho foi o mentor espiritual do Centro, que era, então, carinhosamente chamado de "Bombonzinho", nome que prevaleceu durante décadas.

Em uma das reuniões mediúnicas do Centro Bombonzinho, manifestou-se o Espírito Alice Pereira que havia vivido como doente mental, nas Ruas de Belo Horizonte.  Sensibilizado pela história de Alice, o grupo Bombonzinho determinou-se a construir um hospital para o tratamento humanizado de doentes mentais e constituiu a Instituição Allan Kardec - Alice Pereira, para este fim.  

Durante a fase de construção do primeiro prédio da IAKAP,  reuniões mediúnicas aconteciam em uma edícula da casa do casal Soares, que havia se mudado para o Jardim Presidente Dutra.  Na década de 70, as reuniões voltaram a acontecer na Mooca, na atual filial da Instituição, na Rua Camé, 151, onde são realizadas  até hoje. 

Na década de 80, reuniões doutrinárias voltaram a ser realizadas no Jardim Presidente Dutra, primeiro em uma sala do ambulatório, depois  em uma sala de aula. Com o crescimento gradual dos trabalhadores no Jardim Presidente Dutra, a ideia da construção de um prédio específico para as atividades doutrinárias foi sendo acalentada pela Diretoria: em 1998 foi o ano da pedra fundamental, 2008 o do início da construção que terminou em Dezembro de 2009, formalizando-se o novo nome do grupo Bombomzinho, Núcleo Espírita Jesuíno.

 

 Núcleo Jesuíno do Jardim Presidente Dutra, durante a construção, em Janeiro de 2009

 

 

Inauguração do Nùcleo Jesuíno 

(da esquerda para a direita: Sr. Marcos Zechetto, Sra. Paulina Adler, Sra. Maria Zechetto, Sr. José Zechetto, estes três últimos, associados fundadores da IAKAP)

 

Núcleo Jesuíno do Jardim Presidente Dutra, no dia de sua inauguração, em Dezembro de 2009

 


Núcleo Jesuíno do Jardim Presidente Dutra, Dezembro de 2013.

 

 

Caso o Amigo tenha interesse em conhecer as atividades do Núcleo Jesuíno, será um prazer receber sua visita às quintas-feiras (20.00 horas) no Jardim Presidente Dutra, ou às segundas-feiras (20:30 horas), na Mooca.  Abaixo, destacamos os endereços:

Núcleo Jesuíno - Mooca, São Paulo: R. Camé 151. Telefone (11) 2605-9289.

Núcleo Jesuíno - Jardim Presidente Dutra, Guarulhos (Sede Social): R. Ipacaetá, 71. Telefone da IAKAP: (11) 2341-2613.


» Apresentação do Núcleo Jesuíno
» Atividades em Guarulhos
» Atividades em São Paulo
» Mocidade Espírita
 
 
Instituição Allan Kardec - Alice Pereira
Rua Ipacaetá, 51 - Jardim Presidente Dutra
Guarulhos/SP - Cep. 07171-150