« Voltar   
História

O grupo teve  seu início em 1928, na Rua Hípia, bairro da Mooca, em São Paulo, com o casal Elvira e Adolpho Soares.

Norteados pelo Espiritismo cristão e sensibilizados pela história de Alice Pereira (doente mental que vivia nas ruas de Belo Horizonte) amigos e trabalhadores assumiram a responsabilidade de construir um hospital para o tratamento humanizado de doentes mentais. Com essa finalidade, o grupo adquiriu forma jurídica em 28 de setembro de 1958, sob presidência do Sr. Geraldo Machado da Fonseca (imagem, abaixo), que durante décadas foi Presidente da Instituição.

O nome, na fundação, era Instituição Beneficente “Casa de Saúde” Allan Kardec-Alice Pereira, hoje simplificado para "IAKAP” -  INSTITUIÇÃO ALLAN KARDEC-ALICE PEREIRANo mesmo ano de 1958, foi adquirido  o atual terreno da Instituição no Jardim Presidente Dutra, em Guarulhos, comprado com doações de pessoas do grupo e com a ajuda substancial de um incentivador, o Dr. Karl MehlerD. Lourdes e Vamiré  foram morar no bairro para acompanhar o início da construção e dos trabalhos.  Em  salão construído nos fundos da casa do casal, o Fundadores deram continuidade às reuniões espíritas,  sob direção de Lauro Soares de Mendonça. Já nessa época, D. Lourdes  coordenava  a distribuição de mantimentos, remédios, roupas e enxovais às famílias muito pobres e necessitadas da vizinhança.
Sr. Lauro (sentado) e Vamiré (em pé, de terno claro) 
 
No ano de 1960 foi lançada a pedra fundamental da IAKAP e  fundado o primeiro ambulatório médico do bairro, sob a direção do Dr.Walter Castro de Oliveira.  Em 1966 era inaugurado o “Hospitalzinho” (prédio redondo), que serviria como pronto atendimento do futuro Hospital.  Entretanto, a extrema pobreza do bairro e a inexistência de serviços públicos de saúde, educação e assistência social, fizeram com que a IAKAP adiasse o projeto da assistência aos doentes mentais, procurando suprir as necessidades mais urgentes das comuinidades vizinhas. Distribuições mensais de mantimentos às famílias mais pobres, complementadas por material escolar e medicamentos doados pela Sra. Paula Lissenko, minoravam as carências mais básicas daquele tempo.
  Da. Paula Lissenko e as distribuições mensais de mantimentos, medicamentos e material escolar
Em 1968 teve início a escolinha dominical “Vovó Gloma”, coordenada pela Sra. Lourdes Aparecida Queiróz e destinada à educação moral-cristã de crianças e adolescentes. Em 1970, passou a funcionar na IAKAP a primeira “Escola Pública”, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos. No mesmo ano, o  Sr. José Benedito Queiróz inicia uma reunião de  Evangelho para os adultos que buscavam assistência na Instituição e planta inúmeras árvores frondosas que transformaram a IAKAP em um pequeno oásis verde em meio ao populoso bairro do Jardim Presidente Dutra, hoje com aproximadamente 50 mil habitantes.  
Sr. Benedicto Queiróz (e seu inesquecível chapéu)
No final da  década de 70 o grupo transfere a reunião espírita  para São Paulo, novamente na Mooca, mas  na Rua Camé, 151, em uma casa que posteriormente foi doada à IAKAP por sua proprietária e amiga do grupo,  Marietta Cardoso de Oliveira.  As atividades sociais continuaram em Guarulhos, administradas, até o ano 2000, pelo Sr. Harry Evzen Adler, um dos sócios fundadores.  
 
         Sr. Adler, na década de 60 e no final da década de 90
Em meados da década de 80, tem início nas manhãs de sábado, as reuniões espíritas em uma das salas do ambulatório médico, sob coordenação de Carlos Marcos Zechetto.  Os trabalhos doutrinários cresceram gradualmente e passaram a ser realizados também nas noites de quinta-feira.  Continuaram crescendo,  justificando a construção de um prédio específico para abrigá-las adequadamente.   Assim, em 1998 foi  lançada a pedra fundamental do Núcleo Jesuíno inaugurado somente em dezembro de 2009 já que os recursos sempre priorizaram as atividades sociais.
Na atualidade, a IAKAP integra atividades sociais para crianças, jovens e adultos às atividades doutrinárias do Núcleo Jesuíno, preparando-se para sediar um Centro de Atenção Psicossocial para doentes mentais graves.  É o futuro retomando o passado.  

 

 

















» Apresentação
» Diretoria
» Doações
» História
 
 
Instituição Allan Kardec - Alice Pereira
Rua Ipacaetá, 51 - Jardim Presidente Dutra
Guarulhos/SP - Cep. 07171-150